Os três primeiros anos do Mestrado Integrado em Psicologia (1.º ciclo - licenciatura em Ciências Psicológicas) conferem aos estudantes um conjunto de conhecimentos e competências que constituem o alicerce da especialização que decorre nos dois últimos anos. Nesta primeira fase de formação os estudantes adquirem conhecimentos nas áreas básicas da Psicologia, contactando com as principais teorias e métodos desta disciplina. Obtêm igualmente formação em áreas científicas afins, indispensáveis a uma compreensão global e integrada do comportamento humano, habilitando para a utilização crítica do conhecimento e para a pesquisa, na observância de exigências éticas próprias da Psicologia.
Nos dois últimos anos (2.º ciclo do Mestrado Integrado), os estudantes especializam a sua formação, adquirindo predominantemente formação teórico-prática na área de especialização de Psicologia Clínica ou Psicologia Educacional ou Psicologia Social e das Organizações, através do dominio aprofundado de Metodologias de Investigação, Modelos, Teorias e Técnicas da Psicologia. Estes dois últimos anos conferem uma formação avançada que permite o exercício autónomo de Psicologia desde que cumpridos os demais requisitos definidos pela Ordem dos Psicólogos.
A formação em Psicologia do ISPA é consonante com o Projecto Europeu do Diploma de Psicologia e com as formações em Psicologia ministradas na grande maioria dos países europeus.
Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Processo (A3ES) ACEF/1112/12682
Despacho de Adequação do Ciclo de Estudos
Plano de Estudos (D.R. 2.ª série)
O plano de estudos do Mestrado Integrado em Psicologia integra um 1ª Ciclo de formação generalista, com a duração de 3 anos/6 semestres curriculares (180 ECTS) que confere o grau de licenciado em Ciências Psicológicas e um 2º Ciclo, com a duração de 2 anos/4 semestres curriculares (120 ECTS) que confre o grau de mestre em Psicologia numa de três áreas de especialização: Psicologia Clínica; Psicologia Social e das Organizações; Psicologia Educacional.
O ISPA proporciona aos seus estudantes a oportunidade de frequência de programas de mobilidade e intercâmbio, ao abrigo de um vasto conjunto de protocolos de colaboração com universidades internacionais de referência, em particular no espaço europeu, na América do norte e Brasil.
A conclusão do 1º Ciclo confere o grau de Licenciado em Ciências Psicológicas.
A conclusão do Ciclo Integrado de Estudos (5 anos/10 semestres) confere o grau de Mestre em Psicologia numa das três áreas de especialização e permite o acesso a ciclos de estudos conducentes ao grau de Doutor (3ºs Ciclos).
O curso respeita as orientações do grupo de trabalho, nomeado ministerialmente, para definir os “conteúdos mínimos” dos cursos da área da Psicologia em Portugal, em que, desde o início, o ISPA esteve representado. Respeita também as orientações do Diploma Europeu de Psicologia.
O curso tem como objectivo geral a qualificação profissional de Psicólogos para atribuição do EuroPsy/Diploma Europeu de Psicólogo. A concessão do grau de mestre pressupõe a demonstração das seguintes competências fundamentais:
Entre as entidades empregadoras contam-se nomeadamente empresas, hospitais, serviços de saúde públicos e privados, serviços de segurança, e assistência social, estabelecimentos de ensino, serviços prisionais e de reinserção social, órgãos de administração central e local, empresas e organizações de solidariedade e apoio social, entre outros.
Diurno ou Pós-laboral
As alterações legislativas publicadas em 2018 determinaram o fim dos Mestrados Integrados em Psicologia. Deste facto decorre naturalmente a extinção do Mestrado Integrado em Psicologia do ISPA. Como consequência, em sua substituição o ISPA criou uma nova Licenciatura em Psicologia e uma oferta formativa mais alargada em termos de Mestrados na área da Psicologia, nomeadamente os Mestrados autónomos em Psicologia Clínica, em Psicologia da Educação e em Psicologia Social e das Organizações. Os Estudantes que em 2020/2021 já se encontram a frequentar o MIP e que não venham a interromper os seus estudos podem concluir a sua formação neste grau até ao ano letivo de 2024/2025.