O seu browser não suporta JavaScript! Doutoramento em Psicologia | ISPA – Instituto Universitário
PT

Doutoramento em Psicologia

Doutoramento em Psicologia
Prémio de Psicologia - Atribuido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Course Presentation

O ISPA - Instituto Universitário oferece ao nível do 3º ciclo um programa de doutoramento em Psicologia que contempla as principais áreas de especialização desta área do conhecimento:

  • Psicologia Cognitiva
  • Psicologia do Desenvolvimento
  • Psicologia Educacional
  • Psicologia Social
  • Psicologia das Organizações
  • Psicologia Clínica
  • Psicologia da Saúde
  • Psicologia Comunitária
  • Psicanálise
  • Psicobiologia

Este programa, com um elevado nível de internacionalização, pauta-se por exigentes critérios de qualidade académica e científica, sendo os projectos de investigação dos alunos do programa enquadrados pelas unidades de I&D do Instituto. O corpo docente é constituído por professores do ISPA, assim como por professores visitantes de outras Universidades nacionais e internacionais com quem o Instituto mantém laços de cooperação quer ao nível da docência, quer ao nível da investigação.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) ACEF/1112/12687.

Despacho de Adequação do Ciclo de Estudos.

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série).

 

 

Direcção do Curso

Profile of the Programme and Level of Qualification

O Ciclo de Estudos de doutoramento tem a duração de 3 anos/6 semestres, a que correspondem 180 ECTS. Este Ciclo de Estudos integra a) um curso doutoral, a que correspondem 60 ECTS, cuja conclusão confere um diploma de Estudos Aprofundados em Psicologia, b) a elaboração de uma dissertação original, baseada em trabalho de investigação, correspondente a 120 ECTS. A conclusão do Ciclo de Estudos confere o grau de Doutor numa das áreas de especialização do Ciclo de Estudos.

Key Learning Outcomes

Pretende-se que os estudantes adquiram as seguintes competências:

  1. Ser capaz de compreender de uma forma aprofundada e reflectir criticamente sobre:
    • As teorias e modelos da Psicologia, em particular de um dos seus ramos de especialidade;
    • Os métodos da Psicologia;
    • As técnicas de análise de dados.
  2. Ser capaz de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas.
  3. Ser capaz de conceber, projectar, adaptar e realizar investigação científica em psicologia, em particular num dos seus ramos de especialidade, respeitando os princípios éticos que devem pautar a realização da investigação.
  4. Ser capaz de comunicar de uma forma clara, tanto a públicos constituídos pelos seus pares, restante comunidade académica e a sociedade em geral, as conclusões dos trabalhos efectuados numa área de especialidade assim como os pressupostos teóricos e metodológicos subjacentes.
  5. Ser capaz de promover em contexto académico, assim como noutros contextos, o progresso científico, social e cultural.

Vagas; Calendários e Propinas

Calendário de Acesso e Ingresso (apresentação de candidaturas) 

Calendário Letivo

Valores de Inscrição e Propinas

Contacte-nos

Linha Azul: 808 101 717

e-mail: candidaturas@ispa.pt 

Mais informações

Telefone para mais informações

E-mail para mais informações