No âmbito da parceria recentemente estabelecida com a Fundação Champalimaud o ISPA passou a ser uma instituição participante do programa de Doutoramento em Neurociências conferindo o grau conjuntamente com a Universidade Nova de Lisboa.
O principal objectivo do Programa Internacional de Doutoramento em Neurociências (PIDN) é conferir aos doutorandos um vasto conjunto de competências necessárias à condução de investigação científica de topo na área das Neurociências. Para tal, o programa divide-se entre um ano inicial de formação intensiva e, na fase seguinte, o desenvolvimento de projecto de investigação que conduzirá à submissão de uma tese de Doutoramento. A formação inicial tem como objectivo construir alicerces para o desenvolvimento posterior do trabalho inovador e interdisciplinar em Neurociências, básica ou aplicada, focalizando-se nos sistemas neuronais que estão na base do comportamento observável. Para além da formação teórica (aulas e seminários), dá-se grande destaque ao ensino prático que se desenrola em grupo com o objectivo de fomentar o trabalho em equipa. Globalmente, o PIDN tem como objectivo a aquisição de cultura científica e de investigação, baseada em autonomia de pensamento e de iniciativa, abertura e cooperação.
Mais informações em: http://neuro.fchampalimaud.org/en/education/phd-programme-indp/
O Ciclo de Estudos de doutoramento tem a duração de 4 anos/8 semestres, a que correspondem 240 ECTS.
Pretende-se que os estudantes adquiram as seguintes competências:
- Capacidade de compreender a organização básica e o funcionamento do sistema nervoso, a nível molecular, celular e de sistemas;
- Aquisição de familiaridade com as diferentes técnicas que são usadas na neurociência actual;
- Domínio, em profundidade, de um tema especifico de investigação de cada estudante, incluindo o estado da arte e uma capacidade de integrar e avaliar criticamente os resultados científicos sobre o tema;
- Capacidade de formular um projecto de investigação, de planear e seguir os passos necessários para gerar resultados, e capacidade de interpretá-los e avaliá-los no contexto dos objectivos do projecto;
- Capacidade de desenvolver pensamento crítico, curiosidade, independência científica e um espírito de colaboração com os seus pares;
- Capacidade de comunicar com colegas, com a comunidade científica e com o resto da sociedade.